segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A mala nada na lama!

Recentemente um amigo enviou-me um artigo sobre palíndromo, que é uma palavra ou número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, ou seja, da esquerda para a direita e vice-versa. Palavras tais ovo, osso, radar ou Renner. O mesmo se aplica também a frases, conforme o título deste artigo, embora neste caso seja mais difícil esta combinação.

Já na área de exatas, aprendemos a Lei que “as ordens dos fatores não alteram o produto”, apesar de ser enorme a resultante de dormir com “José Maria” ao invés de “Maria José”.

Porem nenhum destes dois conceitos se aplica na seara da política brasileira. Lá é um campo permissivo onde reina o deus romano Janus, que deu origem ao nome do mês de Janeiro, aquele que “olha” para os dois anos, o que passou e o ano novo. Por este motivo era representado por uma figura com duas faces olhando em direções opostas.

Em seu templo as portas principais ficavam abertas em tempos de guerra e fechadas em tempos de paz. De acordo com historia, só foram fechadas duas vezes.Ou seja, quando a situação ficava preta se apelava a ele.

Hoje podemos definir claramente os Janus que se instalaram nos corredores do poder de nossa repluplica exatamente como se instalou em Roma no ano 73 a.C., quando o senador Marcus Tullius Cícero sufocou a conspiração de seu par Lucius Sergius Catilina, clamando a sua indignação no senado romano ou no foro: “Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência?” Perguntou ele várias vezes ao velhaco conspirador que queria apossar-se de um poder a qual não tinha nenhum direito. O tal Catilina, era um traste da pior espécie, quer como homem, quer como político.

Precisamos urgentemente reavaliar a História tão pródiga e generosa, que não só nos dá excelentes lições sobre a atualidade com certos acontecimentos do passado, como a frase deixada por Cícero, fresca e vibrante, como se tivesse acabada de ser pronunciada.
Até quando, senadores catilinas, continuaram abusando do povo Brasileiro? Repetiria nosso herói, recalcitrando-se na cova ao tomar ciência do cenário do Senado Federal

Não se esqueçam que somente a beleza e a mentira não resistem ao tempo e comprovará que com o passar do tempo a situação ficará cada vez mais feia.

Que JC ilumine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário