quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sobre espinhos e rosas...

Um amigo me ligou aflito, preocupado com minha pessoa, já que vem percebendo que minhas crônicas estão muito amargas e que de cada situação só vejo os entraves e os espinhos. Jurei-lhe que minha sensibilidade não encontrava-se abalada, não perdi a ternura e nem apresentava-me com o coração endurecido. Para prová-lo, hoje não falarei de espinhos e sim das rosas...

Rosa... Rainha das flores, unânime e perpetua.

Rosas perfumadas, lindas e cheirosas... Rosas brancas, amarelas, vermelhas e rosa...
Rosa para cada ocasião. Em corbelha ou em botão desassossega qualquer coração.
No buquê para a chegada saldar... Em coroas a partida prantear...

Passam pelas igrejas, ornamentam os salões. Presente em castelos ou em humildes porões. Com tudo combinam, a todos encantam...

As vermelhas demonstram paixão, as brancas a amizade e amarelas para comemoração... Já as rosas endossam carinho, mesmo tendo todas elas espinhos...

Que elas não falam Cartola já advertiu; porem na expressa mudez das entre linhas, convencem... Consagrada a Afrodite, acedeu ao desejo mundial... De Cleópatra a Botticelli... De Florença a Macau...

O poeta francês Saint-Exupéry disse que “Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa” e completa: “Foi o tempo que perdeste com a tua rosa, que fez a tua rosa tão importante”.

Se a comédia tem por finalidade mostrar o lado hilário das coisas serias, é certo que a rosa criada por Deus vem unicamente provar que nesta vida não existem jornadas sem tormenta, tal como não existem rosas sem espinhos...

E se por acaso, o leitor amigo chegou até esta posição, receba uma rosa imaginaria como prova de minha gratidão.

Que JC ilumine!

6 comentários:

  1. Estavas bastante inspirado, caro Jardim. Provavelmente pelo Dia das Mães. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jardim, bom dia!

    Recebi a sua mensagem e agradeço a consideração do envio.
    Reflexão: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna" (João Cap 3 - Vers 16).

    Um grande abraço,

    Edecio

    ResponderExcluir
  3. Hubert,

    Bom Dia!

    Como você sabe, sempre leio os artigos do seu blog, mas este último me obriga a lhe fazer uma crítica, com certeza de forma construtiva.

    Ao ler o artigo de hoje, logo no início, você informa que um amigo que lhe disse que considerava as suas crônicas amargas e eu concordo com este seu amigo. Antes de dar continuidade ao meu raciocínio, gostei do artigo principalmente quando você falas sobre as flores. Continuando, os artigos que você divulga no blog, na maioria, ou se não todos, com exceção deste de último publicado, sempre estão relacionados a política. Suas opiniões, suas críticas, suas impressões, são bem explanadas e as comparações ou citações com fatos históricos são bastante criativas e colocadas de forma que contribui para a compreensão do texto.

    Mas vejo que você sempre está no mesmo assunto e o próprio assunto - política - na sua forma de explanar, vem carregada de decepções da política brasileira. Nada contra, porque concordo que a nossa politica de hoje é muito desprezível e decepcionante.

    Na minha opinião você deveria diversificar mais os assuntos no seu blog, porque senão as pessoas vão rotulá-lo como sendo a pessoa que só escreve sobre a política brasileira, carregada um pouco de amargura, como disse o seu amigo.

    Pois meu amigo, tenho certeza que você pode escrever sobre muitas outras coisas. Você quer ver uma coisa, estou nesse momento com o seu livro "Senta que lá vem estórias...", folheando e relendo, e nele escreve crônivas excelentes, que na minha opinião poderia colocar no seu blog. Diversifique com assuntos, por exemplo, na área empresarial e vendas (que tanto conhece), sobre o ser humano, sobre a condição humana, sobre história, etc, e sempre ao escrevê-los não deixe de usar o seu bom humor que é a sua marca registrada.

    Espero que não fique chateado com a minha crítica, mas já algum tempo queria lhe disse isso.

    Sucesso para você!!!

    Abraços,

    Herbert Blanco

    ResponderExcluir
  4. Carissimo,
    Cada dia vc me impressiona mais. Sabia que vc tinha várias qualificações mais como poeta, mato a pau.
    Parabens.

    Rodrigão

    ResponderExcluir
  5. Meu caro amigo, quantas surpresas ao longo dos anos...
    Tenho aprendido muito e vejo que devemos fazer a diferença em todas as áreas, sejam elas profissionais ou pessoais. Fazer a diferença muitas vezes nos torna cultos ou insanos. Algumas pessoas com as quais convivemos gostariam sim, de estar em nosso lugar, para demonstrar e colocar suas opinoões, mas não têm coragem, e o caminho que devemos seguir é aquele que acreditamos em sermos úteis a quem quer que seja.
    Admiro sua linguagem e gosto do que escreve.
    Parabéns e sucesso sempre!

    Rosangela de Oliveira (mãe do Filipe e da Fabíola)

    ResponderExcluir
  6. Amei !!!Parabens pelo dom Jardim! Bju Julinha!

    ResponderExcluir