segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os anjos não voam...

Que todo vício é funesto, é certo. Porém pior que o da bebida, sem dúvida é o jogo. Os gringos adoram o tal de Poker, mais em Mirabela da Serra o que corre rasgado e sem tropeço é a Caixeta.

Em geral, as terças feiras à noite na venda “Nepadequá”, que possui este nome por causa de uma musica que o Olímpio Espanhol uma vez escutou na voz de Edith Piaf. Apaixonado e sem saber nada de Frances, mandou fazer a placa do único jeito que ele sabia falar.

E era lá no fundo, bem escondido, atrás das prateleiras de enlatados que o carteado comia solto. Afinal se jogo de azar é proibido neste país aqui também era. Mas até o delegado Prudêncio aparecia vez em quando para levar uma “fézinha”.

Muita gente graúda desta cidade perdeu dinheiro ali. Até mulher foi apostada na ânsia de sair ganhando. Foi o caso do dono da Botica, que apostou e perdeu. Se pagou a aposta ninguém sabe. Mais que toda vez que ele vai buscar remédio na capital, o Tião Gogozinho fica todo vistoso e mais enfeitado que cavalo de cigano... Ah!Isto é verdade.

O único problema em apostar a esposa é que às vezes ela pode gostar e ai é que mora o perigo.

Dizem que uma noite um morador acordou de madrugada completamente afônico e mal conseguindo falar. Morrendo de dor na garganta foi até a botica, onde o farmacêutico morava em cima e ao bater na porta a mulher do mesmo abriu a janela.

_ O farmacêutico está? Perguntou já quase sem voz.

_ Não. Respondeu bem baixinho a mulher. _Sobe rápido!!!

Neste cassino improvisado o único que nunca botou os pés foi Padre Clovis, e nem por isso deixou de ser indiretamente afetado. Explico por que:

Acontece que os compadres Gumercindo e Aparício perderam uma nota preta naquela noite e sem dinheiro para honrar o empenho decidiram por uma solução desesperada. As prendas e doações para a quermesse junina eram guardadas no porão da igreja. Os dois não pensaram duas vezes. Em dois tempos já estavam La dentro, numa escuridão danada, procurando o baú de oferenda.

Só não contavam com o sono leve do padre que acordou com aquela barulheira toda e sem pestanejar correu á escada de carabina de chumbinho a mão e já gritando:

_ Quem tai?

Após alguns momentos de silencio, um dos compadres gritou: _ Né ninguém não seu padre, é só dois anju!

_ Se é anjo então voa!!! Desafiou o padre já engatilhando o trabuco.

_ Dá não seu padre, nois ainda é fiote. Responderam já ganhando a rua pela mesma janela que entraram e se perdendo na noite de Mirabela da Serra, noturnamente prateada pelo sorriso da lua.

Que JC ilumine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário